Vias de aplicação do Ozono
Em Portugal a ozonoterapia médica é tratamento inovador e recente que ajuda a trazer mais qualidade de vida a diversas pessoas. Veja as formas de aplicação do ozono.
Auto-hemoterapia
Este é o método mais aplicado. Nesse procedimento, 50 a 100 ml de sangue do paciente são retirados e tratados com ozono e oxigênio. E, depois, devolvido ao paciente com uma injeção intramuscular (Auto-hemoterapia menor) ou intravenosa direta (Auto-hemoterapia maior).
Insuflações retais
Uma mistura de ozono e oxigênio é introduzida pelo reto e absorvida pelo intestino.
Injeção intramuscular
A injeção é de até 10 ml e geralmente nas nádegas, como outras injeções.
Aplicação intra-arterial e intravenosa direta
Nesse procedimento, uma seringa é usada para injetar, lentamente, uma mistura de ozono e oxigênio.
Água ozonizada
O gás ozono é borbulhado na água, que é usada externamente para lavar feridas, queimaduras e infecções de pele com cicatrização lenta.
Injeção intra-articular
Nesse método, a mistura é injetada entre as articulações. A injeção intra-articular é usada nos tratamentos de artrites, artroses e outras doenças que prejudicam as articulações.
Ensacamento de ozônio
Esse procedimento é indicado principalmente no tratamento de úlceras nas pernas, gangrena, infecções por fungos, queimaduras e feridas de cicatrização lenta.
Para isso, um plástico especial é colocado no entorno da área que será tratada. Por último, a mistura de ozono/oxigênio é bombeada para dentro do saco e absorvida pela pele.
Óleo ozonizado
O óleo ozonizado é mais convencional nos tratamentos de feridas e infecções da pele, problemas dermatológicas e estética.
Dependendo da patologia, o médico, após consulta, determina o protocolo da ozonoterapia.